Profissionais da saúde recebem homenagem no Mangueirinho

Profissionais da saúde recebem homenagem no Mangueirinho

Gratidão, orgulho e esperança marcaram a cerimônia de encerramento da primeira fase da Campanha Municipal de Vacinação Contra a Covid-19, que ocorreu na manhã desta quarta-feira (17), no Mangueirinho. Centenas de profissionais da saúde estiveram na Arena Multiuso para receber homenagens. Na ocasião, também estiveram presentes autoridades da capital e representantes de várias instituições parceiras. O evento contou com shows da banda da Guarda Municipal de Belém e do cantor paraense Nilson Chaves.  

Foto: Beatriz Santos

A cerimônia foi dedicada aos profissionais e voluntários que trabalharam na ação e aos parceiros que contribuíram para a primeira fase da campanha de vacinação anticovid na capital, que aconteceu de 19 de janeiro de 2020 a 12 de novembro de 2021. 

Durante esse período foram vacinados na capital, com a primeira dose, 1.139.598 pessoas, correspondendo a 75,6% da população total da cidade, calculada em 1.506.420 pessoas, e a 88,6% da população vacinável, estimada em 1.285.716 (pessoas com 12 anos ou mais).

Ao concluir um discurso em que apresentou, em números, o trabalho realizado na capital para o enfrentamento à Covid-19, o secretário municipal de Saúde, Maurício Bezerra, declarou, “Finalizamos essa primeira fase da campanha de vacinação, com respeito à ciência e aos direitos de todos os cidadãos, mostrando que somos capazes de construir, com segurança, um estado e uma cidade saudável e pacífica, que todos desejamos e merecemos”, disse. 

Foram vacinadas, também no período da primeira fase, com as duas doses, 1.035.503 pessoas, correspondendo a 68,7% da população total e a 80,5% da população vacinável. Além disso, foram imunizadas com a terceira dose 182.632, correspondendo a 73,2% da população vacinável.

A quadra da Arena Guilherme Paraense, espaço que recebeu em média 3.500 pessoas ao dia durante a campanha, ficou pequena para as centenas de profissionais que participaram das homenagens. “É um prazer muito grande estar hoje aqui representando a Organização Social Pará 2000, que fez parte dessa ação histórica de combate à pandemia, com a cessão de alguns espaços que administra, como o Mangueirinho e a Estação das Docas; além dos Centros de Convenções Hangar, em Belém e Carajás, em Marabá. É imensa a gratidão que temos pelos profissionais que atuaram na vacinação, e foram os grandes protagonistas do sucesso dessa campanha”, declara o diretor presidente da OS Pará 2000, Ruan Rocha. 

Paulo Souza, coordenador do Mangueirinho, e o Diretor Presidente da OS, Ruan Rocha, recebem homenagem em nome da Pará 2000.
Foto: Beatriz Santos

Segunda fase da campanha – A cerimônia também marca a transição para a fase 2 da Campanha de Vacinação, que teve início nesta terça-feira (16), com aplicação da vacina nas salas de vacinação de 50 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Estratégia da Saúde da Família (USF) da capital e distritos, e em mais dois shoppings de Belém.

O público alvo desta nova etapa corresponde aos que ainda não receberam a primeira ou a segunda dose, bem como aos idosos (60 anos de idade ou mais) e profissionais da saúde, que receberam a segunda dose até julho e que ainda não receberam a terceira dose, assim como para os imunossuprimidos. A terceira dose também está disponível às pessoas que completaram seis meses da aplicação da segunda dose.

Texto: Beatriz Santos (Ascom Pará 2000) / Com informações de Agência Belém

Deixe uma resposta